Publicidade

Publicidade
13/10/2009 - 16:24

Neyde Veneziano estreia em Santos De Onde Vem o Verão

Compartilhe: Twitter

Luis Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com) 

Neyde Veneziano encena peça de Soffredini

Neyde Veneziano encena peça de Soffredini

 

Na semana em que o grande autor santista, Carlos Alberto Soffredini, comemoraria seus 70 anos, a cidade de Santos poderá assistir à estreia de um de seus textos mais premiados, De Onde Vem o Verão, dirigido pela, também santista, Neyde Veneziano.

Soffredini começou a produzir textos teatrais em 1967, em Santos, enquanto fazia teatro no TEFFI – Teatro Escola da Faculdade de Filosofia. Dentre suas obras memoráveis destacam-se O Pássaro do Poente, Na Carrera do Divino (que teve notável encenação de Paulo Betti com o Pessoal do Victor), Vem buscar-me Que Ainda Sou Teu, Mais Quero Asno que me carregue que Cavalo que me Derrube. Para a TV escreveu novelas como Brasileiras e Brasileiros. A partir da obra de Soffredini, Luis Alberto de Abreu e Luiz Fernando Carvalho criaram a mini-série Hoje é dia de Maria.

Segundo Neyde Veneziano, “Soffredini, ao lado de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos, está entre os maiores dramaturgos do Brasil. Sua obra representa poeticamente o povo brasileiro, com suas crenças, seus costumes e até suas safadezas, em dias quentes de verão”.

 Para a diretora, “Soffredini levou para o teatro os seus vizinhos dos bairros santistas, tornando-os líricos e antológicos. A peculiar prosódia santista salpicada de frases estrambóticas surge nas deliciosas falas dos personagens como: “tu foi?…, tu viu?…, tu sabe como são as coisa?… bregada, viu?”

 De Onde Vem o Verão mostra a história de Marlene (Renata Soffredini), uma costureira de vestidos de noiva que vê, de sua janela, o mundo se modernizar. Ao lado da mãe (Laura Lavorato), Marlene passa a viver um grande conflito. Pela janela, ela conhece Natalino (Daniel Meirelis), um pedreiro da obra que está sendo construída na frente de sua casa. E Marlene se apaixona.

ensaio geral 281

 A oposição de seus amigos Cacá (Márcio de Souza) e Alicinha (Fabíola Nascimento), somada à inesperada aparição da garota Magda (Bianca Soffredini), confunde a protagonista.

 A partir daí, grandes emoções se desencadeiam e uma fantástica análise da alma feminina se desvenda no palco.

 Este texto foi encenado pela primeira vez em 1991, em São Paulo, e ganhou o Prêmio Molière de Dramaturgia. Renata Soffredini, grande atriz e filha do autor, na época, já interpretava o papel de Marlene.

Renata Soffredini volta a Santos para viver Marlene. Ao lado de Neyde Veneziano, preparou o projeto e ofereceu oficinas para os atores santistas. Destas oficinas foi escolhido o elenco do espetáculo.

“Estou adorando trabalhar em Santos e ser dirigida por Neyde Veneziano. Fico muito feliz e agradecida por esta homenagem que a classe teatral santista está prestando ao meu pai. Meus companheiros de trabalho são ótimos e talentosos atores santistas!”, afirma Renata.

 A premiada diretora Neyde Veneziano também volta a Santos para este trabalho que considera um dos mais importantes de sua carreira. Amiga de Soffredini, Neyde é doutora e livre docente em Direção Teatral pela USP e autora de vários livros. Atualmente Neyde está com dois trabalhos em cartaz em São Paulo e aposta no sucesso desta montagem santista.

 De Onde Vem o Verão é um melodrama musical contemporâneo, explica a diretora. As músicas foram especialmente compostas pelos premiados Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Neste espetáculo, todos os atores cantam, sob preparação musical de Fernando Pompeu.

 Os cenários de Alberto Camarero, em três planos, darão a ideia dos sonhos santistas de verão. E, como um bom melodrama, De Onde Vem o Verão promete fazer rir e chorar. E, acima de tudo, emocionar.

 

De Onde Vem o Verão

Autor: Carlos Alberto Soffredini

Direção: Neyde Veneziano

Elenco: Renata Soffredini e Talita Araújo (Marlene), Daniel Meirelis (Natalino), Laura Lavorato (Mãe), Márcio de Souza (Cacá), Fabíola Nascimento (Alicinha) e Bianca Soffredini (Magda).

Cenografia: Alberto Camarero

Figurinos: Alberto Camarero e Waldir Correia

Direção Musical: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer

Preparador Vocal: Fernando Pompeu

Técnica Vocal: Rosangela Lima

Assistência de Direção: Ronaldo Fernandes

Produção Executiva: Miriam Vieira e Pamela Rocche

Realização: Governo do Estado de São Paulo, ProAC e Secretaria de Cultura de Santos

Produção: Núcleo EsTeP e Associação dos Artistas

Co-Produção: Mamute Filmes

Estreia: quinta-feira (08.10) às 21h00

Apresentações: 17 e 18, 28 e 29/10, às 21h00

Ingressos: Entrada Franca – Sujeito a lotação

Bilheteria: Teatro Guarany – Sala C. A. Soffredini (Praça dos Andradas, nº100)

Informações: 13 3219-3828

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Matérias Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

2 comentários para “Neyde Veneziano estreia em Santos De Onde Vem o Verão

  1. […] This post was mentioned on Twitter by iG . iG said: Michel Fernandes: Neyde Veneziano estreia "De Onde Vem o Verão" em Santos http://bit.ly/YVQjv […]

  2. desiree disse:

    a neyde foi minha diretora no Grupo de Teatro do SESC de santos, onde atuei em 1985. Minha primeira experiencia teatral, de onde sairam alguns nomes conhecidos de hj, como Charles Muller. Parabens Neyde… jamais esquecerei de vc. que vc seja sempre essa profissional brilhante. vc me ensinou muito…. da querida amiga Galatéia…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo