Publicidade

Publicidade
25/10/2009 - 20:57

A Festa do Teatro na Mostra de Cinema

Compartilhe: Twitter

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Cena de <i><b>O Velho Ciumento</b></i>, com Ítalo Rossi e Fernanda Montenegro

Cena de O Velho Ciumento, com Ítalo Rossi e Fernanda Montenegro

Na próxima quarta-feira (28), a Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, comemora mais uma façanha: Serão lançados, como parte integrante da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 39 títulos que fazem a recuperação da memória do teatro e do cinema brasileiro. Também é o momento em que a Coleção comemora os seus cinco anos de existência.

 

 

Entre os destaques desta leva de livros estão: As biografias de Fernanda Montenegro, Célia Helena, Naum Alves de Souza, José Renato, Isolda Cresta e tantos outros. Haverá também, a edição dos textos dramáticos de autores importantes do teatro brasileiro como Abílio Pereira de Almeida e Chico de Assis.

“A Coleção Aplauso vem cumprindo com rigor a proposta da Imprensa Oficial de contar a história da dramaturgia brasileira por meio de depoimentos de seus principais personagens e a marca dos 200 títulos é a prova mais concreta disso”, conta Hubert Alquéres, presidente da Imprensa Oficial e idealizador da Coleção.

Outra novidade é a nova série da Coleção Aplauso inaugurada neste ano: “Música”, que começa com livros sobre Wagner Tiso e Rogério Duprat, onde relatam sobre as suas contribuições para as trilhas sonoras feitas para o cinema brasileiro.

 Os Lançamentos

Especial

Mazzaropi – Uma antologia de risos (Paulo Duarte) e Tônia Carrero – Movida pela paixão (Tania Carvalho)

 

Perfil

Alfredo Sternheim – Um insólito destino (Alfredo Sternheim), Berta Zemel – A alma das pedras (Rodrigo Antunes Corrêa), Cecil Thiré – Mestre do seu ofício (Tania Carvalho), Célia Helena – Uma atriz visceral (Nydia Licia), Débora Duarte – Filha da televisão (Laura Malin), Fernanda Montenegro – A defesa do mistério (Neusa Barbosa), Fernando Peixoto – Em Cena Aberta (Marília Balbi), Jorge Loredo – O perigote do Brasil (Cláudio Fragata), Isolda Cresta – Zozô Vulcão (Luis Sergio Lima e Silva), Mauro Mendonça – Em busca da perfeição (Renato Sergio), Stênio Garcia – Força da Natureza (Wagner de Assis), Theresa Amayo – Ficção e realidade (Theresa Amayo), Umberto Magnani – Um rio de memórias (Adélia Nicolete)

 

Teatro Brasil

Ilo Krugli – Poesia Rasgada (Ieda Abreu), José Renato – Energia Eterna (Hersch Basbaum), Naum Alves de Souza – Imagem, cena, palavra (Alberto Guzik), Silnei Siqueira – A palavra em cena (Ieda Abreu), Federico García Lorca – Pequeno Poema Infinito (peça de Antonio Gilberto e José Mauro Brant), O Teatro de Abílio Pereira de Almeida (Org. Ceiça Campos), O Teatro de Alberto Guzik (Alberto Guzik), O Teatro de Antonio Rocco (Antonio Rocco), O Teatro de Cordel de Chico de Assis (Chico de Assis), O Teatro de Emilio Boechat (Emilio Boechat), O Teatro de José Saffioti Filho (Org. Alfredo Sternheim), O Teatro de Germano Pereira – Reescrevendo clássicos (Germano Pereira), O Teatro de Sergio Roveri (Sergio Roveri)

 

Música

Wagner Tiso – Som, Imagem, Ação (Beatriz Coelho Silva) e Rogério Duprat – Ecletismo Musical (Maximo Barro)

 

Cinema Brasil

Francisco Ramalho – Éramos apenas paulistas (Celso Sabadin), Maximo Barro – Talento e Altruísmo (Alfredo Sternheim), Críticas de BJ Duarte (Org. Luiz Antonio de Souza Macedo) I Feliz Natal (Selton Melo e Marcelo Vindicatto), Leila Diniz (Luiz Carlos Lacerda), Salve Geral (Sérgio Rezende e Patrícia Andrade), Vlado – 30 anos depois (João Batista de Andrade)

 

Ciência e Tecnologia

A hora do cinema digital – Democratização e Globalização do Audiovisual (Luiz Gonzaga Assis De Luca)

 

TV

Walter Durst – Doce Guerreiro (Nilu Lebert)

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Matérias Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

1 comentário para “A Festa do Teatro na Mostra de Cinema

  1. […] meio a 33ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, conforme lemos em matéria de Luís Francisco Wasilewski, creio ser pertinente resgatar o artigo que escrevi para o Jornal de Teatro, em que traço a […]

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo