Publicidade

Publicidade
14/01/2010 - 18:30

Um genial autor canadense na mão de três mestres do teatro brasileiro

Compartilhe: Twitter

Michel Fernandes, especial para o Último Segundo (michelfernandes@superig.com.br)

Emílio de Melo e Fernando Eiras em <i>In On It</i>

Emílio de Melo e Fernando Eiras em In On It

O título dessa matéria pode soar como exagero aos que desconhecem o trabalho desses três artistas ímpares do teatro nacional – o diretor Enrique Diaz e os atores Emílio de Melo e Fernando Eiras –, entretanto a parceria com o dramaturgo canadense Daniel MacIvor, em In On It, há de deixar evidente a excelência dessas quatro figuras e que o título nada mais faz do que jus ao trabalho. A peça, produção de Diaz, chega com pé direito à temporada paulistana, a partir desta quinta-feira (14), para convidados, e sexta-feira (15), para o público em geral, ambos os dias às 21h30, no Teatro Faap.

Autor e roteirista de extrema importância na cena dramática canadense, In On It é o primeiro texto de Daniel MacIvor encenado no Brasil e nos revela um domínio impressionante da carpintaria dramatúrgica. Digo isso com a convicção de quem assistiu ao espetáculo no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT SJRP), em julho de 2009.

“O autor tem muito precisão na matemática estrutural do espetáculo”, aponta o diretor Enrique Diaz que atuou no papel de Fernando Eiras – que se recuperava duma cirurgia no apêndice –, no FIT SJRP.

Texto do canadense Daniel MacIvor inédito no Brasil

Texto do canadense Daniel MacIvor inédito no Brasil

Prefiro dizer bem pouco sobre a trama da peça. Acredito que sua estrutura deixa diversas portas abertas para que cada espectador se intere e crie todos os sentidos para o enredo, ou seja, a “historinha”, feito quem monta um quebra-cabeças. Adianto somente que são histórias sobrepostas, com direito à metateatralidade. No passado, descobrimos como se desenrolou a história de amor, do primeiro contato aos problemas cotidianos da relação, e o presente, em que Brian (Fernando Eiras, indicado ao Prêmio Shell de Teatro do Rio de Janeiro, 2009, pelo desempenho) -, decide escrever uma peça sobre um médico que descobre ter câncer e provoca um acidente com seu Mercedes azul com o propósito de se matar.

O companheiro de Brian é Brad (Emílio de Mello), mas, apesar de ser um casal gay, o foco do espetáculo passa distante de discussões sobre a sexualidade.

“Não é uma peça gay. O fato de ser uma relação entre dois homens não é o tema, se fosse uma relação entre um homem e uma mulher seria a mesma coisa. In On It é sobre o amor, sobre a perda…”, pontua Diaz.

Diretor da Companhia dos Atores, grupo carioca cujo trabalho é dos mais destacáveis da cena nacional, a ideia de montar a peça começou sua gestação quando ele assistiu a montagem nova-iorquina em 2001. Anos depois, quando apresentava Ensaio.Hamlet (uma de suas excepcionais encenações), no Under The Radar Festival, festival em que Daniel MacIvor se apresentou no ano seguinte.  Conseguiu o patrocínio da Oi, que patrocinou o monólogo A Paixão Segundo G.H. (dirigido por ele e interpretado por Mariana Lima), e produziu o espetáculo que foi montado em apenas seis semanas com o foco no jogo entre ator e texto.

“Eu tive muito pouco tempo pra ensaiar e vim de trabalhos muito complexos, muito criativos, onde eu tive uma função junto com os atores de uma desconstrução radical de texto (Ensaio.Hamlet e Gaivota – Tema Para um Conto Curto). Então eu estranhei não ter espaço nem tempo pra fazer isso. Eu percebi que meu negocio era com o texto e com os atores, adiantava inventar.  E como é bom fazer esse exercício, como é bom reconhecer o quanto esse texto é bom, como ele não precisa que a gente invente coisas e que a gente tem muito o que fazer dentro dele”, completa.

Ficha Técnica

Texto: Daniel MacIvor

Tradução: Daniele Ávila

Direção: Enrique Diaz

Elenco: Emilio de Mello e Fernando Eiras

Iluminação: Maneco Quinderé

Cenografia: Domingos de Alcântara

Figurino: Luciana Cardoso

Trilha Sonora: Lucas Marcier

Direção de Cena: Marcos Lesqueves

Produção Executiva SP: Roberta Koyama

Direção de Produção RJ: Rossine A. Freitas

Direção de Produção SP: Henrique Mariano

Produção: Enrique Diaz

IN ON IT

Teatro FAAP (506 lugares)

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.

Informações e Vendas: 3662.7233 e 3662.7234.

Vendas pela internet: www.teatrofaap.showare.com.br

Bilheteria: de quarta à sábado, das 14h às 20h. Domingo das 14h às 17h.

Aceita cartão de débito e crédito: Visa, Máster ou Dinners. Não aceita cheque.

Estacionamento gratuito, com vagas limitadas.

Acesso para deficiente. Ar-condicionado.

Sexta às 21h30 – Sábado às 21h – Domingo às 18h.

Ingressos: Sexta e Domingo R$ 40 – Sábado R$ 50.

Duração: 60 minutos

Recomendação: 16 anos

Estreia 15 de janeiro.

Temporada: até 28 de março.

http://inonit.wordpress.com

Autor: - Categoria(s): Matérias Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

3 comentários para “Um genial autor canadense na mão de três mestres do teatro brasileiro”

  1. joao disse:

    Henrique Diaz e Chico Diaz…..Dois grandes de tudo de bom no cinema e teatro.Parab~ens!!!!!!!!!!!!!!!

    • michelfernandes disse:

      concordo!
      IN ON IT é simples e, ao mesmo tempo, deslumbrante

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo