Publicidade

Publicidade
02/11/2010 - 17:02

Isabel Teixeira apresenta “risco cênico” no último mês de gestação

Compartilhe: Twitter

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

“Objeto-Conferência para Inventário Inacabado”, na Casa Livre toda terça

SÃO PAULO – Sim, a atriz Isabel Teixeira, quem venceu o Prêmio Shell de Teatro (2008-SP) pela interpretação em “Rainha [(S)]…”, volta à cena no último mês de gestação de seu segundo filho. Quem dirige o que ela denomina de “risco cênico” é Cibele Forjaz quem, também, estará em cena. “Objeto-Conferência para Inventário Inacabado” estreia hoje, às 21h, na Casa Livre, sede da Cia. Livre.

A peça apresentada sempre às terças-feiras terá apenas seis apresentações na sede da Cia. Livre (patrocinada pela Petrobrás) e é uma co-produção desta com a Arquivivo Produções, de Isabel Teixeira, ex-integrante do grupo.

Segundo o material de divulgação, a dramaturgia da peça só se completa com a presença do público, daí a necessidade de abrir o espetáculo ao público antes mesmo de sua finalização.

Onde tudo começou

Grávida de 8 meses, Isabel Teixeira apresenta “Objeto-Conferência para Inventário Inacabado”

Neste ano a Cia. Livre completou sua primeira década de uma existência notável, com montagens de alto calibre, reconhecidas pelo público, pela crítica e difundida em vários festivais brasileiros.

Em 2003, quando ocupava o Teatro de Arena Eugenio Kusnet, a peça “Depois do Expediente, do autor alemão Franz Xaver Kroetz (com tradução de Francisco Medeiros e José Rubens Siqueira), foi ensaiada pela Cia. Livre de Teatro e, s ob a direção de Cibele Forjaz, a atriz Isabel Teixeira se rendeu a executar todas as ações físicas descritas pelo autor, numa encenação onde as linhas de tensão eram desenhadas na dança entre a atriz e os objetos que a circundavam. Kroetz teceu um  elogio mudo à solidão, um texto-rubrica onde descreve uma pauta de ações cotidianas de sua única personagem, a Srta. Rasch, desde o momento em que ela chega em casa depois de um dia de trabalho, até o desfecho surpreendente da peça. Isabel, na época dos ensaios, estava grávida de seu primeiro filho e, quando a barriga surgiu, a solidão existencial da personagem ficou sem sentido. A peça teve, portanto, vida curta na trajetória da Cia. Livre, realizando apenas uma apresentação na Oficina Cultural Oswald de Andrade, captada em vídeo pelo cineasta Sérgio Roizenblit. Depois, calou para sempre. Mas, mesmo sem premeditação, plantava-se o gene de Objeto-Conferência para Inventário Inacabado.

“No aniversário de nascimento da Cia. Livre, em setembro de 2010, Depois do Expediente, a peça que “poderia ter sido e não foi”, resolve abandonar a tumba. Enrolada em sua mortalha, um parangolé de objetos grávidos, suplica lua nova e faz com que façamos coro com Hamlet: ‘Por que teus ossos, devidamente consagrados, enterrados com as devidas cerimônias romperam a mortalha? Por que o sepulcro onde te pusemos tão tranquilamente, abriu suas pesadas mandíbulas de mármore para te jogar outra vez nesse mundo?’ Passado o susto, o enigma agora pede nossa ação. O parafuso volta a se mover. Isabel está grávida pela segunda vez. A barriga já despontou e proclama vida a olhos vistos. A peça volta a excitar nosso sangue e não podemos deixar tudo dormir”, diz o release da peça.

Objeto-Conferência para Inventário Inacabado (obra aberta em 7 movimentos)

FICHA TÉCNICA

Elenco

Isabel Teixeira, Cibele Forjaz, Simone Mina, Miguel Caldas

Texto Conferência

Isabel Teixeira

Direção

Cibele Forjaz

Direção de Arte

Simone Mina

Direção Musical

Miguel Caldas

Luz

Cibele Forjaz

Assistência de Direção e Produção Executiva

Rodrigo Batista

Fotos

Cacá Bernardes

Projeto Gráfico

Isabel Teixeira, Cacá Bernardes, Miguel Caldas, Rodrigo Batista

Administração

Eneida de Souza

Realização

Casa Livre

Produção

Cia.Livre e Arquivivo Produções

de 2 de novembro a 07 de dezembro de 2010

terças-feiras, 21h

Casa Livre (Sede da Cia Livre de Teatro)

Rua Pirineus 107, Barra Funda (ao lado do Metrô Marechal Deodoro).

Telefone: (11) 3564-3663

Ingressos: R$ 20,00; R$ 10,00 (estudante com carteirinha e aposentado)

Duração: 69 minutos

Lotação: 90 lugares

Acesso para deficientes físicos

Autor: - Categoria(s): Matérias Tags: , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo