Publicidade

Publicidade
16/03/2011 - 19:38

Nelson Baskerville dirige peça sobre seu irmão que partiu para a Espanha com o nome Gabriela

Compartilhe: Twitter

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Assista "Luís Antonio - Gabriela" de graça até 23 de abril

O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luís Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela.

A partir de hoje, no Espaço Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo (CCSP), o documentário cênico Luís Antonio – Gabriela, com a Cia. Mungunzá de Teatro abre as portas para uma breve temporada gratuita. A trama tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luís Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos trabalhar sob o nome Gabriela.

Baseada em história do irmão de Nelson


O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville, de sua irmã Maria Cristina, de Doracy, sua madrasta, de Serginho, cabelereiro em Santos e amigo de Luís Antonio.

Luís Antonio – Gabriela narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela.

“Em 2002, recebi uma ligação de minha segunda mãe, Doracy – segunda mãe porque minha primeira faleceu após o meu parto, fazendo meu pai, Paschoal, viúvo com seis filhos, casar com a Dona Doracy, viúva com 3 filhos, quando eu tinha 2 anos – ela me ligou pra dizer que Luís Antonio havia morrido na Espanha. Luís Antonio, pra mim, era aquele irmão, 8 anos mais velho, que sempre mantive na sombra. Só alguns poucos amigos sabiam da sua existência, ele era aquele que, além de me seduzir e abusar sexualmente, fazia com que muitos dedos da cidade de Santos fossem apontados pra nós, os ‘irmãos da bicha’, ‘a família do pederasta’  e outros nomes. Sou obrigado a confessar que a notícia da morte dele não me abalou nem um pouco. Eram quase 30 anos sem saber nada dele, sem saber se ele estava vivo ou morto, enfim, liguei pra minha irmã, Maria Cristina, advogada para passar a notícia pra frente e a preocupação imediata dela foi com os papéis, atestado de óbito, documentação para o espólio, etc. Mas não sabíamos nada do fato e nem ao menos o local exato de sua morte. Maria Cristina empreendeu então uma jornada fadada ao fracasso que era saber notícias do paradeiro dele. Depois de alguns meses, através da embaixada brasileira na Espanha ela o encontrou. Mas não exatamente da forma que esperava. Luís Antonio estava vivo, morava em Bilbao e a partir disso começamos a tentar formar e entender aquela lacuna de 30 anos que nos separavam dele. Minha irmã, numa aventura ‘almodovariana’ foi encontrá-lo. Luís Antonio chamava-se agora Gabriela, tinha sido uma estrela das noites de Bilbao, era viciada em cocaína e AIDS era a menor das suas doenças. Através da Maria Cristina, passamos então a ter notícias dele até sua morte, agora verdadeira, em 2006. As perguntas mais frequentes dos amigos ao saberem da história eram: mas vocês nunca mais se viram? Resposta: nunca. Por que não o trouxeram de volta ao Brasil quando o encontraram doente? Resposta: porque não. Você não foi nem ao enterro? Não. Fiz esse espetáculo”, diz Nelson Baskerville.

Curiosidades sobre a montagem:

O ator e diretor Nelson Baskerville apenas dirige o espetáculo, porém é personagem “defendido” por Veronica Gentilin.

Os atores aprenderam a tocar instrumentos para a execução da trilha Sonora original composta por Gustavo Sarzi.

A luz, não convencional do espetáculo foi inteiramente construída pelos atores e diretor e é operada de dentro do palco.

Há uma cena onde Maria Cristina leva Luis Antonio ao Guggeinhein de Bilbao; para essa cena a cia. encomendou 22 telas do jovem artista plástico Thiago Hattner.

A Cia. Mungunzá, sob a direção de Nelson Baskerville ganhou 36 prêmios em festivais pelo Brasil com o espetáculo PorQue a Criança Cozinha na Polenta.

Luís Antonio Gabriela foi montado graças ao ProAC LGBT.

Nessa primeira temporada o espetáculo será gratuito.

LEIA TAMBÉM

Veja galeria de fotos da peça “Luís Antonio – Gabriela”

Estreia “Luís Antonio – Gabriela” ficção-verdade com entrada franca (VÍDEO DIVULGAÇÃO)

FICHA TÉCNICA:

Luis Antonio – Gabriela

A partir do argumento de Nelson Baskerville

Intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin

ELENCO: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias; Day Porto

DIREÇÃO: Nelson Baskerville

DIRETORA ASSISTENTE: Ondina Castilho

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Camila Murano

DIREÇÃO MUSICAL, COMPOSIÇÃO E ARRANJO: Gustavo Sarzi

PREPARADOR VOCAL: Renato Spinosa

TRILHA SONORA: Nelson Baskerville

PREPARAÇÃO DE ATORES: Ondina Castilho

ILUMINAÇÃO: Marcos Felipe e Nelson Baskerville

CENÁRIO: Marcos Felipe e Nelson Baskerville

FIGURINOS: Camila Murano

VISAGISMO: Rapha Henry – Makeup Artist

VÍDEOS: Patrícia Alegre

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Sandra Modesto e Marcos Felipe

PRODUÇÃO GERAL: Cia Mungunzá de Teatro

LUIS ANTONIO – GABRIELA

Centro Cultural São Paulo

Espaço Cênico Ademar Guerra (75 lugares)

R. Vergueiro, 1000 – Informações: 3397.4002

Bilheteria: aberta 2 horas antes do espetáculo

De quarta a sábado, às 21h

Entrada Franca

Duração: 88 minutos

Gênero: Documentário Cênico

Recomendação: 16 anos

Estreia 16 de março, quarta-feira, às 21h.

Curta Temporada: até 23 de abril de 2011.

Autor: - Categoria(s): Matérias Tags: , , , , , , , ,

Ver todas as notas

4 comentários para “Nelson Baskerville dirige peça sobre seu irmão que partiu para a Espanha com o nome Gabriela”

  1. Nelson Baskerville disse:

    Queridos, obrigado pela força. Terminamos a temporada ontem com todas as sessóes lotadas indicando que LA-G é um sucesso!!! Estaremos de volta a partir de 13 de maio no Galpão do Folias, na rua Ana Cintra, 213, próximo ao metro Santa Cecilia, para mais uma temporada de 2 meses, de quinta a sabado 21h e dom 19h. Por favor, se vcs ja puderem ir anunciando, agradecemos imensamente.
    abraços
    Nelson Baskerville

  2. Adriana Lima - Celia Helena disse:

    Nós da turma 1M do Celia Helena assistimos a peça e ficamos impressionados com o trabalho dos atores, com o enredo, com Nelson, enfim, com tudo e, o agradecemos por nos deixar saber um pedacinho de sua historia de vida, uma historia que contribui para essa pessoa encantadora é ele.. Parabens!!!!!!!!!!! E muitíssimo sucesso a cia…

    Um beijo a todos

  3. Adriana Lima - Celia Helena disse:

    obs: a historia é sobre o irmao mas fala um pouco sobre nelson tambem…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo