Publicidade

Publicidade
20/09/2011 - 18:40

Em Os Altruístas, Mariana Ximenes vive uma atriz histérica

Compartilhe: Twitter

Maurício Mellone* (aplauso@gmail.com)

Mariana Ximenes em "Os Altruístas"

Para sua primeira direção, o ator Guilherme Weber adaptou a obra do norte-americano Nicky Silver e conta no elenco, além de Mariana, com Kiko Mascarenhas, Jonathan Haagensen, Miguel Thiré e Stella Rabello

Os Altruístas, de Nick Silver — em cartaz no Teatro Augusta— marca dupla estreia: Guilherme Weber na direção e Mariana Ximenes na produção. Ele, que com a sua Sutil Companhia de Teatro já conviveu com o autor norte-americano em outras montagens (Os Solitários que reunia dois textos de Silver, Pterodátilos Homens Gordos de Saia), volta à carga e adaptou essa peça que foca a vida de um grupo de jovens radicais que vivem seus dias entre passeatas, discussões, manifestações de cunho social e ócio. Eles são bancados pela famosa atriz de TV Sydney, interpretada por Mariana Ximenes, que pela primeira vez é a produtora do espetáculo:

“A opção por produzir me garante autonomia artística: não preciso esperar ninguém me convidar, experimento a delícia de realizar, de agregar pessoas e linguagens. Um sonho carregado com carinho por todos, como se fôssemos um. Equipe!”, confessa a atriz.

A marca registrada de Nick Silver está presente em Os Altruístas, ou seja, pôr a nu o ser humano, dilacerando-o. Assim como em Pterodátilos, em que ele mostra um núcleo familiar totalmente desestruturado, sem amor, valores e princípios, aqui ele subverte o conceito de altruísmo. Ao invés de um amor desinteressado ao próximo, evitando o egoísmo, o grupo de jovens radicais e sem qualquer moral diz que luta pelo bem da coletividade, mas no fundo são auto-centrados e extremamente egoístas, violentos e anti-éticos.
“Nessa peça, as relações amorosas em decomposição são as arenas escolhidas por Silver para cultivar a raiva e a decepção das quais sua obra se alimenta”, conta o diretor.

Num ritmo alucinado e verborrágico (outra característica do autor), o público vai tomando pé da situação e como agem aqueles jovens. Sydney sustenta as ações do grupo, mas está cansada e num ataque histérico de ciúme, mata alguém em sua cama pensando ser o namorado Tony (Miguel Thiré). Desesperada, pede ajuda ao irmão Ronald (Kiko Mascarenhas), um gay emocionalmente desequilibrado que acaba de se apaixonar por um michê, vivido por Jonathan Haagensen. O grupo ainda é formado por um casal de lésbicas, que fidelidade e harmonia passam longe delas. A confusão das situações assim como a desestrutura emocional do grupo determinam o desenlace do enredo.

"Os Altruístas", de Nicky Silver, ganha montagem dirigida por Guilherme Weber

No entanto, sopros de realidade e humanismo acontecem quando um a um os personagens se dirigem ao público no canto do palco: no microfone e com um foco de luz, eles relatam momentos de suas vidas, que podem justificar, não reparar seus atos.

Destaque para o cenário da premiada Daniela Thomas: o palco é uma caixa preta, com inscrições a giz e apenas três camas e um jogo de espelhos, que contribuem para o ritmo do espetáculo. A iluminação precisa de Domingos Quintiliano (indicado ao prêmio Shell por Crônica da Casa Assassinada, de Gabriel Villela, em cartaz na cidade CLIQUE AQUI para ler a matéria) é outro ponto para se ressaltar de Os Altruístas, montagem provocadora de Guilherme Weber, que também assina a trilha sonora.

Roteiro:
Os Altruístas
. Texto: Nicky Silver.Direção, adaptação e trilha sonora: Guilherme Weber. Elenco: Mariana Ximenes, Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello. Cenografia: Daniela Thomas. Figurinos: Emilia Duncan e Antonio Frajado. Iluminação: Domingos Quintiliano. Fotografia: Marcelo Krasilcic. Produzido por Mariana Ximenes, Francisco Accioly e Roberto Vitorino

Serivço:
Teatro Augusta, Rua Augusta, 934. Tel: 3151-4141. Sextas, às 21h30. Sábados, às 21h. Domingos, às 19h. Ingressos a R$ 70 (sex) e R$ 80. Bilheteria abre de quarta a sexta, a partir de 14h. Sábados e domingos, a partir de 15h. Duração: 100 minutos. Classificação etária: 18 anos. Temporada: até 18 de dezembro

Maurício Mellone, para o site Favo do Mellone

LEIA TAMBÉM

Plateia é coadjuvante da atriz Mariana Ximenes

Autor: - Categoria(s): Artigos, Resenhas e Crônicas, Colaboradores Tags: , , , , , , ,

Ver todas as notas

2 comentários para “Em Os Altruístas, Mariana Ximenes vive uma atriz histérica”

  1. Michel:
    Novamente obrigado pelo espaço aqui no Aplauso Brasil.
    Mas quero tb elogiá-lo pela edição da resenha: quando cito a indicação do iluminador para o Prêmio Shell, vc faz o link com a matéria sobre a peça publicada no site. E abaixo da resenha, vc tb relaciona as demais matérias do AB sobre a peça resenhada! Isso é ótimo para o leitor, q tem à mão um número grande de informações, ampliando o leque de leituras correlatas ao assunto. Parabéns
    abr, Maurício

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo