Publicidade

Publicidade
20/09/2011 - 19:40

No Teatro Leblon, Labirinto volta ao Rio de Janeiro

Compartilhe: Twitter

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Qorpo Santo segundo Moacir Chaves

Depois da bem sucedida temporada de estreia no Espaço SESC, em Copacabana, e de suas apresentações no Festival de Curitiba e no Porto Alegre Em Cena, a peça Labirinto volta aos palcos cariocas. Idealizado e dirigido por Moacir Chaves e realizado com sua companhia, Alfândega 88 Cia. de Teatro, o espetáculo entra em cartaz hoje para ficar até 26 de outubro no Teatro Leblon (Sala Marília Pêra), sempre às terças e quartas, às 21horas.

O espetáculo reúne três textos do dramaturgo José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo- Santo: As Relações Naturais, A Separação de Dois Esposos e Hoje Sou Um e Amanhã Outro. Em As Relações Naturais, a fronteira entre o certo e o errado se dilui em uma família na qual as filhas são prostitutas, a mãe é a cafetina e o pai é o cliente. A Separação de Dois Esposos tornou-se conhecida por ser a primeira peça brasileira a tratar da temática homossexual. Já o excerto de Hoje Sou Um e Amanhã Outro, que é levado à cena, mostra o dramaturgo descrevendo sua vida e seus conflitos.

Classificado pelo estudioso de sua obra Eudinyr Fraga como “uma esquisitice da literatura brasileira”, Qorpo-Santo antevê em décadas questões formais que só encontrariam sua expressão máxima na dramaturgia que veio a ser conhecida, em meados do século 20, como o Teatro do Absurdo. Sua obra antecipa questões de forte cunho humano e social, como liberdade sexual, direito ao prazer, emancipação feminina, dentre várias outras que permanecem contundentes e atualíssimas. Apesar disso, o autor permanece pouquíssimo encenado e praticamente desconhecido do grande público.

"Labirinto" reúne textos de Qorpo Santo

Nesta montagem, Moacir Chaves e os integrantes da Alfândega 88 Cia. de Teatro buscam explorar ao máximo as possibilidades cênicas da dramaturgia de Qorpo -Santo. A equipe de criação, composta por Fernando Mello da Costa (cenografia), Aurélio de Simoni (iluminação), Tato Taborda (direção musical), Inês Salgado (figurinos) e Maurício Grecco (programação visual), trabalha com constância com o diretor. Juntos, já realizaram mais de 20 espetáculos e conquistaram inúmeros prêmios e indicações.

O elenco da Alfândega 88 Cia. de Teatro é formado por atores que mantiveram, ao longo dos anos, uma relação de parceria com o diretor, tendo com ele trabalhado em diversas outras ocasiões, como Elisa Pinheiro (Ovo Frito, Utopia e O Jardim das Cerejeiras), Fernando Lopes Lima (A Resistível Ascensão de Arturo Ui), Gabriel Delfino Marques (Idiotas que Falam Outra Língua e Macbeth), Peter Boos (Macbeth, O Jardim das Cerejeiras e Ecos da Inquisição), Andy Gercker (O Mez da Grippe), Danielle Martins de Farias (Merci e A lua vem da Ásia), Diego Molina (O Retorno ao Deserto e O Jardim das Cerejeiras), Mariana Guimarães (Ecos da Inquisição) entre outros. Esta parceria constante sinaliza a profunda afinidade artística do grupo, que, com este espetáculo, formalizou a criação da companhia e hoje mantém uma rotina de encontros para treinamento e pesquisa de linguagem.

O próximo espetáculo do grupo, A Negra Felicidade, será baseado em textos do Padre Antônio Vieira e nos autos do processo de libertação da escrava Felicidade. A montagem chegará ao palco no começo de 2012.

FICHA TÉCNICA

DIREÇÃO: Moacir Chaves

TEXTO: Qorpo Santo

ELENCO: Adriana Seiffert, Andy Gercker, Danielle Martins de Farias, Denise Pimenta, Diego Molina, Elisa Pinheiro, Fernando Lopes Lima, Gabriel Delfino, José Karini, Mariana Guimarães, Pâmela Côto, Peter Boos e Rita Fischer

ILUMINAÇÃO: Aurélio de Simoni

CENÁRIO: Fernando Mello da Costa

FIGURINOS: Inês Salgado

DIREÇÃO MUSICAL: Tato Taborda

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO: Danielle Martins de Farias

PROJETO GRÁFICO: Maurício Grecco

FOTOS: Guga Melgar

UM PROJETO da Alfândega 88 Cia. de Teatro

SERVIÇO RE-ESTREIA LABIRINTO

LOCAL: Teatro Leblon, sala Marília Pêra

ENDEREÇO:  Rua Conde de Bernadotte, 26 – Leblon

TEMPORADA: de 20 de setembro a 26 de outubro de 2011

Horário: terças e quartas, às 21h

INGRESSOS: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Telefone: (21) 2529-7700

Classificação: 14 anos

Duração: 90 minutos

Autor: - Categoria(s): Matérias Tags:

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo