Publicidade

Publicidade
16/11/2011 - 14:23

Companhia Nova de Teatro abre novo processo criativo

Compartilhe: Twitter

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Universo de Edgar Allan Poe inspira espetáculo

SÃO  PAULO – O projeto da Companhia Nova de Teatro, que no ano de 2011 completa 10 anos de existência, prevê a pesquisa e a montagem de um espetáculo, escrito em processo colaborativo em parceria com a cia. italiana Teatro Del Contagio. Como parte das comemorações do grupo – que já apresentou diversos trabalhos de seu repertório no porão do Centro Cultual São Paulo –, a Companhia Nova de Teatro resolveu abrir seu processo criativo por meio de alguns workshops.

Inspirado no universo do poeta e escritor americano Edgar Allan Poe, este projeto tem caráter formativo/ prático, propondo um mergulho no processo criativo do espetáculo abordando diversos aspectos estudados pelos artistas envolvidos em toda estrutura de comunicação cênica, sempre visando a priorização de uma linguagem multimídia.

Companhia Nova de Teatro abre processo de "A Cripta de Poe"

1-WORKSHOP: TEATRO PERFORMATIVO E O PROCESSO CRIATIVO DE “A CRIPTA DE POE”

Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Lenerson Polonini).

Participação especial: Teatro del Contagio (Carmen Chimienti e Omero Affede).

Atriz assistente: Rosa Freitas.

21 a 25/11 –  segunda à sexta -feira – das 18h30 às 21h30.

Público: atores e interessados em geral.

Inscrições: de 01/11 até o início da atividade. Seleção: primeiros inscritos.

O workshop tem como ponto de partida o processo de montagem cênica sob a ótica do Teatro Performativo e Visual desenvolvido pela da Companhia Nova de Teatro, absorvendo procedimentos artísticos da Cia. Teatro del Contagio( Itália) . A vivência visa à introdução de atores e não atores no estudo, acompanhamento da montagem e pesquisa no universo do autor Edgar Allan Poe, a partir de obras que servirão de inspiração para montagem do espetáculo multimídia “A Cripta de Poe”.

Lenerson Polonini. Fundador da Cia. Nova de Teatro vem desenvolvendo pesquisas sobre teatro visual, multimídia e performativo. Dirigiu obras dedicadas a autores como Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Wilhelm Reich, dentre outros. Como curador, desenvolveu os projetos “Samuel Beckett – 100 anos” e “Ciclo Heiner Müller”. Recentemente, fez a direção artística da peça “Caminos Invisibles…La Partida”, espetáculo  sobre povos andinos na metrópole, ficando em cartaz no CCSP. Atualmente prepara o espetáculo “A Cripta de Poe” com estreia marcada para dezembro de 2011 no Centro Cultural São Paulo.

Carmen Chimienti é atriz e diretora de teatro. É formada no Teatro Studio em Milão. Participou de cursos intensivos com Marco Martinelli, Danio Manfredini, Eugenio Allegri, Julia Varley, Eugenio Barba, dentre outros. Em 2005, criou o Teatro de Contagio, para trabalhar com outros artistas, promovendo a integração de várias artes., tendo dirigido e atuado em inúmeros espetáculos.

Omero Affede é ator e diretor, é formado pela Escola do Teatro Stabile delle Marche. Participou de cursos com Eugenio Barba, Valerio Binasco, Cristensen Brigitte, Donati Giorgio, Smith Gilles, Valenti Gianna, entre outros. Estudou e trabalhou com o diretor Antonio Fava – Commedia dell’arte, na Escola Internacional do ator cômico com o diteror russo Anatoli Vasiliev. Desde 2010, é diretor artístico do Festival das Grutas de Saint-Eustache

2-WORKSHOP DE FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO

Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Carina Casuscelli).

21 a 25/11 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30.

Público alvo: estudantes de artes cênicas, moda, artistas visuais e atores.

Inscrição: 01/11 até o início da atividade.

Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.

O workshop tem como objetivo desenvolver um processo criativo com os participantes na elaboração de elementos de caracterização – maquiagem e figurino -, tendo como foco a pesquisa de materiais. O espetáculo multimídia A Cripta de Poe será tomado como referência imagética o desenvolvimento do trabalho.

Carina Casuscelli é graduada em Negócios da Moda e Artes Cênicas, diretora, produtora e figurinista. Desenvolve projetos híbridos de vídeo, moda, teatro e dança. Idealizadora da grife “A Moda esta em baixa pela Democracia dos corpos”, recebeu diversos prêmios como o de melhor videomaker de moda pela Casa de criadores  Novos talentos da moda 2003 e  “Sannio Film Festival” –Italia 1ºlugar em figurino máster 2010 entre outros. Co-fundadora da Cia.Nova de Teatro, atua como diretora,  atriz e figurinista, tendo desenvolvido todos os trabalhos desde de 2001.

3-WORKSHOP DE FOTOGRAFIA E VÍDEO: DA ORIGEM À DESCONSTRUÇÃO

Coordenação: Acauã Fonseca.

Assistente: Henrique Oda.

21 a 26/11 – segunda-feira a sábado – 18h30 às 21h30.

Público alvo: estudantes de artes cênicas, artes visuais e interessados em geral.

Inscrição: 01/11 até o início da atividade.

Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.

Neste workshop será apresentada a história do cinema a partir da fotografia, a desconstrução do movimento a partir da análise de Muybridge, tecendo o linear entre a fotografia e o vídeo, propostos em exercícios de stop-motion e a recriação do vídeo pela foto sequência. Através de fragmentos do texto e cenas da peça de Edgar Allan Poe, serão criadas situações imagéticas que exploram a fantasmagoria do autor, onde serão aplicadas técnicas como: longa exposição, light painting e stop motion, recriando a atmosfera do autor e buscando a imagem imprevisível mesclando movimento e luzes marginais.

Acauã Fonseca é fotógrafo e videomaker, sócio da produtora de vídeo 3 Studio, trabalhando com publicidade e em projetos autorais. Formado em publicidade e pós-graduado em Criação de Imagem e Sons. Estudou fotografia com Gal Oppido, Klaus Mitteldorf e Cinematografia Digital com Carlos Ebert, dentre outros. Desde 2008, colabora com a Cia. Nova de Teatro, realizando registros das produções.

WORKSHOP DE TRILHA SONORA

Coordenação: Wilson Sukorski.

23 a 25/11 – quarta a sexta-feira – 18h30 às 21h30.

Público alvo: músicos, cantores, estudantes de música, atores e performers.

Inscrição: 01/11 até o início da atividade.

Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.

O objetivo do workshop é a demonstração e implementação dos elementos necessários para a criação da trilha sonora do espetáculo A Cripta de Poe.A trilha sonora / musical, assim como aspectos do design sonoro : colocação dos microfones, tipos e quantidades de sonofletores, equipamento de áudio necessário, operação via programas de computador (Live), entre outros, serão abordados durante o processo.

Wilson Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil e no exterior. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio arte, arte urbana, arte e novas mídias.

Autor: - Categoria(s): Notas e Oportunidades Tags: , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo