Publicidade

Publicidade
18/01/2012 - 16:31

IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo ocupa a Galeria Olido

Compartilhe: Twitter

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo - Foto de Rogério Ortiz

SÃO PAULO – Com uma programação ampliada e diversificada, o Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo chega a sua quarta edição – de 22 a 29 de janeiro -, para oferecer mais opções e formas de ensinar e dançar a técnica, que tem no toque e na expansão das percepções a base para uma dança espontânea e uma conscientização corporal natural. Durante oito dias , o Encontro ocupa as Salas Paissandu, Azul, Café e Vermelha do Centro de Dança Umberto da Silva / Galeria Olido, muitas vezes em atividades simultâneas.

Na sequência da abertura oficial, às 15h de domingo (22), acontece a JAM do Programa de Workshop, ministrada por Luciana Bortoletto, em parceria com o bailarino e professor Ricardo Neves, diretor artístico do Encontro de CI desde a sua primeira edição, em 2008. A programação completa inclui cursos intensivos, palestra com todos os professores/artistas envolvidos, JAMs, performances, estágios docentes e laboratórios.

O evento celebra os 40 anos da criação, por Steve Paxton, e prática do Contato Improvisação e acompanha o movimento mundial de encontros e festivais para a difusão do CI como uma linguagem em desenvolvimento na cena contemporânea.

Seguindo a proposta curatorial das edições anteriores, de promover um intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais para prática, discussão e ações para a manutenção da pesquisa e do aprendizado de CI, o IV Encontro inova, incorporando à programação a realização do Laboratório de Movimento, espaço reservado para troca entre alunos e professores, sob forma de conversa ou demonstração prática; Jams em silêncio, que acontecem simultaneamente às Jams com intervenção sonora, dando aos participantes a opção de circular livremente entre elas; e o Estágio Docente, um desejo antigo de Ricardo Neves para impulsionar a formação de novos professores, que podem expor seus trabalhos e ministrar aulas.

Outra novidade reservada ao público interessado: para criar uma atmosfera produtiva e conectada com a pesquisa e investigação do CI no Centro de Dança Umberto da Silva, o Encontro disponibilizará uma videoteca, com DVDs históricos, que poderão ser vistos na Sala de Pesquisa e Acervo.

IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo

Principal atividade do Encontro, os cursos intensivos serão sete – quatro oficinas (de 2ª a 4ª, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30) e três workshops (de 6ª a domingo, das 15h às 18h).

Abertos ao público em geral e orientados para formação, aprimoramento técnico, desenvolvimento de pesquisa, composição e criação artística, reúnem profissionais que se dedicam intensamente à pesquisa do contato-improvisação, participando dos principais festivais do mundo voltados para esta prática.

Nitta Little retorna, em seu segundo ano, para ministrar um dos intensivos (Corpos que falam: explorando a poética da conversa na nossa dança) e apresentar, em palestra, sua tese de doutorado sobre articulação da presença cênica do bailarino. Nita é do grupo que estava com Steve Paxton desde suas primeiras investigações, em 1971.

Nas demais oficinas estão o italiano Camillo Vacalebre (O Lugar Onde O Movimento É), também pela segunda vez no Encontro; o casal Daniela Schwartz e Eckhard Mueller (A arte de partilha do peso – lightness), ela argentina e ele alemão, que desde 2005 viajam praticando Contato Improvisação pela Europa e Américas do Norte e do Sul; e a organizadora do Festival da Rússia, Sasha Bezrodnova (Fora de Equilíbrio).

Outros três artistas ministram os workshops: Autarco Arfini, da Argentina (Habilidades para chegar em lugar nenhum), Hugo Leonardo, da Bahia (Vertigem e Aglutinação), e Íris Fiorelli, de Sergipe (Bem Sentados).

O japonês-paulistano Keizen Ono Sensei, que aos 86 anos conquistou o 7º ‘Dan’, uma das maiores colocações do Aikido mundial, faz uma demonstração técnica na Sala Paissandu, na quinta-feira (26), das 11h às 12h. Isso porque existe uma relação bastante estreita entre o Aikido e o Contato Improvisação, que incorpora alguns elementos, como as quedas (Ukemi), os movimentos circulares e o uso da energia do parceiro, dessa arte marcial.

Os ingressos para a aula-demonstração devem ser retirados com meia hora de antecedência. Quinta também acontece a palestra com professores, das 12h30 às 14h30, e tem início os Laboratórios “one to one”, para participantes dos cursos, das 15h às 16h em três salas.

Sonoras e em silêncio, as JAMs de improviso,abertas à participação do público, continuam com seu espaço garantido, com mais opções de horários – serão ao todo 13 ( – 2ª, 3ª e 4ª (23,24 e 25/1), das 18h30 às 21h (Salas Vermelha e Café); 5ª (26), das 16h às 18h, nas mesmas Salas, e, de sexta a domingo (27 a 29), Jams matinais, das 11h às 13h, nas Salas Café e Azul. As Jams de CI são inspiradas no conceito das JAM Sessions, dos músicos de jazz (Jazz After Midnight), que se reuniam para improvisar; a dança se apropriou do termo e da prática, promovendo encontros de pessoas com o intuito de explorar as possibilidades de composição, criação e conexão entre variadas técnicas corporais e também a partir das experiências individuais dos participantes. A manhã de 6ª – das 11 às 13h – fica reservada também para mais Laboratórios.

Para fomentar o encontro artístico das pessoas, propostas e investigações na dança do Contato Improvisação, as três noites de performances, abertas ao público, acontecem na Sala Paissandu, na sexta e sábado (27 e 28), das 20 às 21h, e no domingo (29), das 19h às 20h, quando o IV Encontro Internacional de CI será encerrado.

O Encontro Internacional de São Paulo tem um especial diferencial em relação aos festivais que acontecem mundo afora: toda a programação nacional e internacional é oferecida gratuitamente aos bailarinos, professores, praticantes e interessados. Isto porque, na cidade, o projeto foi incorporado, desde a primeira edição, pela Secretaria Municipal de Cultura no Centro de Dança Umberto da Silva, o que lhe conferiu um caráter de continuidade, passando a constar como uma boa opção para práticas corporais no calendário de eventos da cidade.

A programação completa do IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo está disponível no site: www.contatoimprovisacaosp.com.br.

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Dança, Música e Cinema Tags: , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo