Publicidade

Publicidade
04/04/2012 - 20:23

Leo Lama assina texto de Grande Espírito da Intimidade

Compartilhe: Twitter

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Clovys Tôrres e Adriana Lodoño re-estreiam "Grande Espírito da Intimidade"

SÃO PAULO – Depois de temporada no Espaço Cultural Capobianco, Grande Espírito da Intimidade re-estreia nesta sexta-feira (6) no Teatro Studio SP da Vila Madalena. O texto de autoria de Leo Lama, filho do dramaturgo Plinio Marcos e da atriz Walderez de Barros, traz como protagonistas os atores Adriana Londoño e Clovys Torres. A direção é de Andréah Dorim.

A peça aborda a intimidade da natureza humana tendo como metáfora a discussão de um casal em crise. Ela (Adriana Londoño) o ama profundamente e está com medo de perdê-lo. O homem está bêbado de cauim, bebida fermentada indígena, ouve vozes e cantos indígenas, enquanto ela prepara um misterioso ensopado.

Adriana Lodoño re-estreia "Grande Espírito da Intimidade"

A encenação propõe uma roda ritual, dispondo o público lado a lado com os atores. A música, tocada ao vivo e com competência por Fernanda de Paula, ocupa papel de destaque nesta arena.

A inquietude da alma, a vontade de ir de encontro às raízes indígenas, a dificuldade de se entregar a uma só pessoa, são algumas das questões tratadas no texto de Leo Lama. A imutabilidade, a acomodação diante da vida é expressa pelo não movimento corporal do início. A partir do momento que o protagonista decide transformar a sua vida, os movimentos ficam intensos, circulares, reveladores.

O texto é metafórico, intenso surpreendente e a interpretação dos atores acompanham essas características.

Há 7 anos, Leo Lama concebeu a postura cênica o ‘ator em repouso’. A diretora Andréah Dorim passou a aplicar essa postura com os atores, buscando a fluência dramática sem nenhum gesto de apoio. As rubricas do texto eram ditas para o público, no futuro do pretérito, sem que movessem um músculo.

Nesta montagem, a diretora propõe uma roda ritual, dispondo o público sentado lado a lado com os atores e possibilitando, assim, que se integrem nesse processo de resgate e reconhecimento, através do outro. o Metáforas e mitologias indígenas são usadas com o intento de aproximar, comungar e provocar o diálogo sobre o essencial no homem: sua natureza.

Além da temporada paulistana, O Grande Espírito da Intimidade fez sua primeira apresentação no Teatro Padre Bento, em Guarulhos, durante as comemorações do projeto Filosofia do Cotidiano, em setembro de 2011. No dia 19 de novembro estreou no Teatro do Instituto Cultural Capobianco, em São Paulo, onde cumpriu temporada até dezembro de 2011. Participou ainda do 19.o Festival de Teatro de Americana, em novembro de 2011.

Para saber mais detalhes:

http://oatoremrepouso.blogspot.com

Ficha técnica:

Autor: Leo Lama

Diretora:AndreahDorim

Elenco: Adriana Londoño, Clovys Torres e Fernanda de Paula

Produção: Clovys Torres Produções Artísticas

Realização:Adriana Londoño, Clovys Torres, Andreah Dorim e Fernanda de Paula

Gênero: drama poético

Duração do espetáculo: uma hora

Classificação (faixa etária): 14 anos

SERVIÇO

Grande Espírito da Intimidade

Data da estreia: 6 de abril

Teatro: Studio SP da Vila Madalena

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 170. Vila Madalena

N.o de lugares: 50

Telefone: (11) 3032-4379

Dias e horários da peça: sextas e sábados às 22h

Sexta de graça, sábado – R$20,00 inteira; R$ 10,00 meia

Estacionamento: ao lado

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Matérias Tags: , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo