Publicidade

Publicidade
05/04/2012 - 01:13

Projeto Violas e Repentes divulga a poesia da cultura popular

Compartilhe: Twitter

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Projeto Violas e Repentes

SÃO PAULO – O projeto Violas e Repentes, idealizado pela Associação Raso da Catarina, conta com as participações de Assis Ângelo, Titico Caetano e Vicente Reinaldo e tem como objetivo difundir a arte do repente na Vila Madalena e em toda a capital paulista. Será apresentado sábado (7), 15h.

Conduzidas pelo mestre de cerimônias, o pesquisador cultural e jornalista Assis Ângelo, as apresentações acontecem sempre no primeiro Sábado de cada mês, no espaço Gam Yoga, que fica na Rua Fradique Coutinho, 1004, na Vila Madalena,

Violas e Repentes valoriza o repentista, a sua diversidade de expressões e a tradição oral. Contextualiza historicamente a origem e o surgimento desta arte popular. O público, além de ouvir as cantorias e histórias, participa propondo temas de improviso aos repentistas. Durante uma hora e meia, a dupla de artistas fazimprovisações com temas que permeiam o imaginário da cultura popular brasileira.

Também participam do projeto, poetas e violeiros como Dedé Laurentino, Zé Cândido, Manoel Soares, Erivaldo da Silva, Zé Milson Ferreira, Zé Francisco e Sebastião Cirilo e Luzivan Matias, voz feminina que vem conquistando sucesso entre os repentistas.

A entrada é franca.

SOBRE O RASO DA CATARINA

A Associação Raso da Catarina foi fundada em setembro de 2006. É uma organização jurídica privada de interesse público, voltada à pesquisa e à divulgação das manifestações artísticas e culturais junto à sociedade civil. Tem como missão a formação de público, a difusão cultural e a ocupação de espaços públicos. Atua principalmente nas áreas de circo, teatro, culturas populares, música e hip-hop.

Atualmente participa da gestão coletiva do Teatro da Vila, promove o projeto Sarau do Charles 15 anos e o Projeto Violas e Repentes, todos no bairro da Vila Madalena; implementou em 2010 na Comunidade do Moinho o Ponto de Cultura “A Vida é o Moinho”, na Barra Funda; promove o projeto Circo para Todos II na Escola Estadual Professor Mauro de Oliveira no bairro Vila Anglo.

Mais em http://www.rasodacatarina.com.br/

FICHA TÉCNICA

Concepção e Direção Artística – Alessandro Azevedo.

Mestre de Cerimônias – Assis Ângelo

Repentistas – Andorinha, Luzivan Matias, Titico Caetano, Vicente Reinaldo, Sebastião Marinho, Dedé Laurentino, Zé Cândido, Zé Francisco, Zé Milson Ferreira, Manoel Soares, Sebastião Cirilo e Erivaldo da Silva.

Produção Executiva – Bruno Tonelli

Operador de Som – Wilson Roberto Lopes

Assistente de Operador de Som – Antônio Oliveira

SERVIÇO | AGENDA

VIOLAS E REPENTES

Data: Sábado (7)

Titico Caetano e Vicente Reinaldo

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 05 de maio

Dedé Laurentino e Zé Cândido

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 02 de junho

Luzivan Matias e Manoel Soares

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 07 de julho

Erivaldo da Silva e Zé Milson Ferreira

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Data: 04 de agosto

Zé Francisco e Sebastião Cirilo

Horário: 15h

Evento gratuito | Faixa etária: Livre

Local: GAM YOGA –Rua Fradique Coutinho, 1004

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Notas e Oportunidades Tags: , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo