Publicidade

Publicidade
09/04/2012 - 20:47

Parlapatões abrem o 54º Festival Santista de Teatro

Compartilhe: Twitter

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Parlapatões apresentam "Ridículos Ainda e Sempre"

SANTOS – Entre os dias 13 e 21 de abril, acontece na cidade de Santos, litoral paulista, o Festa 54 (Festival Santista de Teatro). Durante os nove dias de programação, a cidade terá sessões de teatro adulto, teatro infantil, teatro de rua, Mostra Paralela, oficinas, debates, shows e saraus. A abertura será na próxima sexta-feira (13), 20h, no Teatro Municipal Braz Cubas com o espetáculo Ridículos Ainda e Sempre, dos Parlapatões.

Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu, realizou a primeira edição do Festa em 1958 com o objetivo de estimular a cultura na cidade e colocá-la no mapa das artes cênicas do país. O Festa é considerado o festival de teatro mais antigo em atividade do Brasil.

O evento, que contava com a participação de artistas amadores, era realizado pelo Departamento Cultural do Jornal A Tribuna, em conjunto com a Comissão Estadual de Teatro e a Comissão Municipal de Cultura. Plínio Marcos e Paschoal Carlos Magno estão entre os destaques da equipe responsável pela organização.

Parlapatões apresentam "Ridículos Ainda e Sempre"

O Festival conquistou reconhecimento e projetou nacionalmente artistas da região, como Plínio Marcos, Cláudio e Sérgio Mamberti, Carlos Alberto Soffredini, Ney Latorraca e Jandira Martini.

Após cinco décadas promovendo o teatro amador, em 2011 incluiu produções profissionais na grade de programação. Neste mesmo ano, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura em reconhecimento a sua contribuição para a  cultura brasileira.

Um diferencial é a promoção do Intercâmbio Cultural, que desde o ano passado recebe 25 participantes de todo o Brasil, com estadia e alimentação garantidas. A ideia é promover trocas de experiências, propiciar o acompanhamento  da produção do festival e  possibilitar que estudantes e interessados em teatro possam ser fomentadores culturais  em suas cidades.

Com o tema Arte, Política e Pensamento, a 54ª edição do Festa é uma realização da classe artística da baixada santista com o apoio do SESC Santos. É o  público quem escolhe o valor dos ingressos, entre R$ 2 e R$ 10, facilitando assim o acesso ao teatro.

Para mais informações e grade completa de programação: www.festivalsantista.com.br .

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Matérias Tags: , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo