Publicidade

Publicidade
15/05/2012 - 22:10

Clowns de Shakespeare voltam a SP com O Capitão e a Sereia

Compartilhe: Twitter

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Clowns de Shakespeare apresenta "O Capitão e a Sereia"

SÃO PAULO – Sucesso dos Clowns de Shakespeare, grupo teatral do Rio Grande do Norte,  O Capitão e a Sereia volta à capital paulista para cumprir sua segunda temporada – sua estreia por aqui se deu no final de 2009, com esse espetáculo que recebeu duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro, vencendo na categoria Melhor Figurino – em temporada popular, na Funarte, até o dia 03 de junho.

A história é baseada no livro homônimo de André Neves, que conta a saga de um homem que sonhava conhecer o mar e, para tanto, abandonou o sertão nordestino e o grupo de teatro do qual era ator e diretor.

Na adaptação para o teatro, no entanto, o fio condutor da trama está na trupe mambembe, que abandonada, começa a improvisar para entreter a plateia e tem o desafio de não demonstrar que estão numa situação delicada.

O espetáculo também apresenta outro plano narrativo em que o grupo “Tropega, Mas Não Escorrega‟, dialoga com a obra literária original e conversa com o público, trazendo reflexões sobre as dificuldades em que o teatro de grupo passa para conseguir realizar a sua arte.

Clowns de Shakespeare apresenta "O Capitão e a Sereia"

Um dos destaques da montagem é a pesquisa musical de Marco França. Para a criação da trilha, o diretor musical contou com a colaboração do pernambucano Helder Vasconcelos, ex-integrante do grupo Mestre Ambrósio e pesquisador de Cavalo- Marinho (manifestação tradicional que serviu de inspiração para o autor André Neves e que conduz, além da trilha, o trabalho corporal dos atores).

Profissionais de diversas regiões brasileiras participam da equipe técnica. O figurino e cenário são assinados pela mineira Wanda Sgarbi, a caracterização é de Mona Magalhães (RJ), Márcio Marciano, ex-integrante da Cia. do Latão, é o responsável pela consultoria de dramaturgia e encenação, o dramaturgo colaborador Rafael Martins é cearence e os diretores-colaboradores Adelvane Néia e João Lima são de São Paulo e Bahia, respectivamente.

Fundado em 1993, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo, e no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa.

Alguns espetáculos em repertório:Sua Incelença, Ricardo III (2010), direção Gabriel Villela; Farsa da Boa Preguiça (2010), parceria entre os grupos Ser Tão Teatro e Clowns de Shakespeare e Muito Barulho por Quase Nada (2003), Direção: Fernando Yamamoto e Eduardo Moreira.

Nova Cena Nordestina

A nova temporada na capital paulista foi viabilizada pelo projeto Nova Cena Nordestina, que consiste na ocupação da Sala Carlos Miranda, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, através da residência de três grupos da cena nordestina contemporânea: Clowns de Shakespeare, de Natal (RN),Magiluth, de Recife (PE) e A Outra, de Salvador (BA).

Além de espetáculos, os grupos oferecerão oficinas, mesas-redondas e discussões sobre a produção do teatro de grupo no Brasil.. Confira a  Equipe técnica:

Direção: Fernando Yamamoto

Elenco:Camille Carvalho, César Ferrario, Marco França e Renata Kaiser.

Assistente de Direção: Paula Queiroz

Iluminação: Ronaldo Costa

Produtor: Rafael Telles

Assistente de Produção: Arlindo Bezerra

Assistente de Cenografia: Gabriela Brito

Preparador corporal: Sávio deLuna

Fotos: Maurício Cuca

Serviço:

O Capitão e a Sereia

De quinta a sábado às 21h, e domingo às 20h

R$ 20,00 e R$ 10,00 meia entrada

Até 03 de junho

Sala Carlos Miranda/ Funarte

Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo, SP.

Oficinas:

Clowns de Shakespeare: Prática e Pensamento.

De 23 à 27 de maio, das 09 às 13h. Gratuito

Leituras Encenadas “Nova Cena Nordestina”

Clowns de Shakespeare lêem Marcelo Flecha (MA)

Dia 16, às 19h. Entrada Livre.

Mesa-Redonda:

Dentro e Fora do Eixo

Dia23, às 19h. Entrada Livre

Informações:

(11) 3662-5177 ou desembucha@clowns.com.br

http://www.clowns.com.br

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, DESTAQUE, festivais, Matérias Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo