Publicidade

Publicidade
13/06/2012 - 18:58

Teatro da Vertigem convida público para caminhada pelo Bom Retiro

Compartilhe: Twitter

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

"Bom Retiro 958 metros"

SÃO PAULO – Há pouco mais de duas décadas um grupo de jovens oriundos da ECA/ USP iniciou pesquisas relacionadas à temas da física e suas possíveis interações com o ato cênico. Mesmo que o coletivo de artistas-pesquisadores não priorizassem a criação de um espetáculo – eles, inclusive, negavam tal possibilidade –, as trombetas de Dionísio soaram atraentes demais e, do núcleo fez-se o Teatro da Vertigem que, definitivamente, marca a cena teatral contemporânea. À partir desta sexta-feira (15), ocupa diferentes pontos do bairro que dá nome ao seu novo  trabalho, Bom Retiro 958 metros, com dramaturgia de Joca Reiners Terron e direção de Antonio Araújo.

Na inesquecível trilogia bíblica – O Paraíso Perdido (1992), O Livro de Jó (1995) e Apocalipse 1,11 (1999) – que marca sua entrada no universo teatral com merecidos aplausos e dedicada atenção, o Teatro da Vertigem sempre manteve em seus espetáculos espaço determinante no diálogo entre o ambiente em que se encena e o quê é encenado.

Realizar encenações em locais com igreja, hospital, presídio, entre outros, tem um significado bem mais amplo que o fetiche pelo inusitado. Elementos como as memórias impressas no espaço cênico tornam-se parte da dramaturgia do espetáculo.

Patrocinado desde 2006 pela Petrobras, o Teatro da Vertigem, desde 2010, realiza seminários, ciclos de palestras e leituras públicas acerca da imigração e das relações de trabalho no bairro Bom Retiro, em São Paulo, caracterizado pelo intenso comércio de produtos têxteis. A forte presença de diferentes grupos étnicos que caracteriza essa região, associada às tensões sociais ali detectadas, também são aspectos que estimularam a companhia a escolher esse bairro como objeto de sua pesquisa.

"Bom Retiro 958 metros"

Bom Retiro 958 metros busca utilizar o espaço urbano como campo de experimentação artística e, para tanto, propõe ao público uma caminhada cênica no bairro paulistano, participando de um trajeto urbano que inclui um centro de lojas, ruas, calçadas, cruzamentos, e um teatro atualmente fora do circuito cultural da cidade. O Instituto Cultural Israelita Brasileiro – ICIB -, entidade mantenedora do teatro, passa atualmente por uma fase de reestruturação interna, mas atuou, ao longo do século 200, fortemente na esfera cultural: organizou palestras e conferências, foi sede de uma biblioteca e de uma escola – a Escola Sholem Aleichem – e marcou as artes cênicas, montando e apresentando peças teatrais.

Ficha Técnica

Dramaturgo Joca Reiners Terron

Concepção e Direção Geral Antônio Araújo

Co-direção Eliana Monteiro

Atores

Luciana Schwinden

Mawusi Tulani

Roberto Audio

Raquel Morales

Sofia Boito

Conrado Caputto

Kathia Bissoli

João Attuy

Icaro Rodrigues

Samuel Vieira

Beatriz Macedo

Naiara Soares

Renato Caetano

Elton Santos

Atriz convidada residente Laetitia Augustin-Viguier

Desenho de luz Guilherme Bonfanti

Direção de Arte Carlos Teixeira

Co-direção de arte Amanda Antunes

Figurinos Marcelo Sommer

Imagem Grissel Piguillem

Trilha Sonora original Erico Theobaldo e Miguel Caldas

Produção Executiva Stella Marini

Direção de Produção Teatro da Vertigem e Henrique Mariano

Serviço BOM RETIRO 958 METROS

Estreia 15 de junho de 2012, temporada até 30 de setembro de 2012

Ponto de encontro: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP

Fone para informações 011 3255 2713

Temporada Quinta a sábado às 21h domingo às 19h (a produção recomenda ao público que chegue 15 minutos antes do início para a locomoção até o local do espetáculo)

Ingressos R$ 30,00 inteira – vendidos somente pelo telefone 11 40035588, site www.ticketsforfun.com.br (os ingressos NÃO SERÃO vendidos no local)

Promoção de ingressos Meia para estudantes, aposentados, e 50% de desconto para clientes do cartão Petrobras (na compra de até 2 ingressos)

Lotação 60 lugares Duração 110 min sem intervalo Recomendação 16 anos

Informações IMPORTANTES ao público: O público será recepcionado na Oficina Oswald de Andrade, para, na sequência, ser encaminhado ao local do espetáculo. Recomenda-se aos espectadores ir com sapatos confortáveis e sem bolsa ou sacola, e, em dias de frio, ir agasalhado. O espetáculo será cancelado em dias de chuva.

Autor: - Categoria(s): DESTAQUE, Matérias Tags: , , , , , ,

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo