Publicidade

Publicidade
18/09/2012 - 12:05

A Peça do Casamento é destaque no Porto Alegre Em Cena

Compartilhe: Twitter

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Dudu Sandroni e Guida Vianna

PORTO ALEGRE – O dramaturgo norte-americano Edward Albee sempre soube, como poucos, tratar na sua literatura da falência da instituição familiar. A peça que o consagrou, a já clássica Quem Tem Medo de Virginia Woolf? apresenta dois casais que se encontram e acabam travando uma batalha sem trégua. Um Equilíbrio Delicado trazia também dois casais, porém a presença da filha problemática e da cunhada alcoólatra de um dos casais servia para que Albee mostrasse como são belicosas as relações familiares. Esta desagregação da célula familiar serviu de mote para a sua recente peça A Cabra ou Quem é Sylvia?, encenada há quatro anos no Brasil.

Agora, temos o privilégio de assistir A Peça do Casamento, texto que ele escreveu em 1987. O espetáculo que integrou a programação do Décimo Nono Porto Alegre Em Cena é mais uma excelente montagem de uma peça desse grande autor.

A Peça do Casamento flagra um casal planejando a sua separação. É, também, uma peça onde Albee explora, em profusão, os diálogos que tornam sua obra próxima ao Teatro do Absurdo. Importante lembrar que Martin Esslin em seu livro seminal O Teatro do Absurdo colocou o autor como um dos artistas influenciados por essa forma teatral.

A direção de Pedro Brício é inteligente. Sabe focar sua centralidade no texto e faz um uso muito perspicaz do recurso do vídeo que serve para valorizar as rubricas do texto.

Dudu Sandroni e Guida Vianna

Em cena estão os excelentes Guida Vianna e Dudu Sandroni. Guida já demonstrou seu incontestável talento em espetáculos como Gloriosa e A Mulher Desiludida.

Em A Peça do Casamento ela novamente comprova que é uma das maiores atrizes brasileiras. Dudu Sandroni é que tem a oportunidade de mostrar seu talento em uma peça onde a palavra é o fundamental. Dudu vem de um trabalho seqüencial de musicais, tendo atuado em A Noviça Rebelde, Gypsy e Um Violinista no Telhado. Aqui, ele forma com Guida uma grande dupla teatral, que sabe jogar com maestria e dizer com propriedade os diálogos de Albee.

A Peça do Casamento é um exemplar do bom teatro que está sendo feito no Brasil neste ano. O Porto Alegre Em Cena merece todos os elogios por ter incluído esse espetáculo em sua programação.

Autor: - Categoria(s): Colaboradores, Críticas, DESTAQUE, festivais Tags:

Ver todas as notas

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo